top of page

Quando Trocar o Filtro do Ar Condicionado do Carro?


O filtro de cabine, como também é conhecido o filtro de ar, é uma das principais peças de um veículo quando analisada sob o ponto de vista de saúde de motoristas e passageiros, sendo necessária especial e frequente atenção.

A principal função do filtro de ar é a retenção de poeira, fuligem e eliminação de todo tipo de impureza presente no ar. Hoje os filtros contam em suas composições com carvão ativado, o que permite que, além de partículas, sejam filtrados os maus odores, além de impedi-los de entrar na cabine. Ao não substituir o filtro de ar no período recomendado haverá acúmulo de umidade na sujeira filtrada e a cabine do veículo se tornará ambiente propício às bactérias e mofo.


Especialistas afirmam que a vida útil de um filtro de ar está associada ao ambiente por onde o veículo trafega. Ao rodar continuamente em vias urbanas, com tráfego alto de caminhões, ou estradas de terra, a tendência é de desgaste do filtro de cabine em poucos meses. Quando considerada a circulação em condições normais, o recomendado é realizar a troca do filtro no máximo uma vez por ano, ou quando o veículo alcançar 15 mil km de circulação.

O ar no veículo, que entra pelos dutos de ventilação e que alcançam volume de até 540.000 litros/hora, apresentam aproximadamente cinco vezes mais gases poluentes, de escape e alérgenos que o ar circulando do lado de fora, na estrada. E quanto mais altos os níveis de poluição, maiores os índices dos gases. Os alérgenos são compostos de pequeno tamanho, compostos por proteínas e encontrados em pólens, por exemplo, gerando alergia em pessoas mais sensíveis.


É fundamental dispensar total atenção à sinais indicadores de possível danificação no filtro de ar. A perda de eficiência no conjunto de climatização e mau cheiro quando ativada a ventilação são sinais claros de danificação no filtro.

O mais importante é não negligenciar este tipo de manutenção. Conforme descrito ao longo do texto, desconsiderar o período recomendado, bem como os sinais de possível danificação no filtro de cabine, pode resultar em problemas, não somente no veículo, mas principalmente na saúde de motoristas e passageiros embarcados, já que estarão sujeitos à poluição em estado original, sem possibilidade de ações de prevenção. Portanto, ao primeiro sinal de mau funcionamento, procure um especialista e certifique-se se já é o momento de realizar a troca do filtro.


A manutenção correta do ar condicionado automotivo deve fazer parte do calendário de manutenção do veículo, para garantir trajetos confortáveis e não prejudicar o bolso. Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados.


Comments


bottom of page