top of page

O que pode ser a embreagem dura?


Um dos problemas mais comuns entre os que ocasionam a embreagem dura é a quebra ou o estiramento excessivo do cabo de embreagem. Nesse caso, o cabo precisa da quantidade certa de tensão para empurrar e puxar de forma eficaz a embreagem. É possível também que os cilindros de embreagem estejam com folga ou com defeito. As folgas podem impedir que os cilindros forneçam a pressão para o funcionamento adequado do sistema. Existe outra possibilidade para a embreagem dura que diz respeito à presença do ar na linha hidráulica, ou seja, o ar afeta o sistema hidráulico e acaba ocupando o espaço que o fluido precisaria para construir pressão. Mais uma situação que pode causar problemas na embreagem. Outro problema corriqueiro pode ocorrer por conta da ligação fora de ajuste, isto é, quando o pé aciona o pedal da embreagem, mas a ligação transmite a quantidade errada de força. Nesse caso, a embreagem dura é um dos problemas mais evidentes. E, por fim, outra causa para a embreagem dura é o fato de componentes de embreagem não serem sempre compatíveis, afinal, nem todas as peças de reposição funcionam adequadamente na embreagem de um determinado carro. Pode ser que no momento da troca, revisão ou manutenção tenha sido usado um modelo impróprio para o carro o que talvez resulte em problemas como a embreagem dura.


Como diagnosticar o causador da embreagem dura?

Entender o que causa a embreagem dura é muito importante, mas saber identificar isso pode ajudar a repará-la o quanto antes e ser mais assertivo ao levar seu carro no mecânico. Por exemplo, se ouvir algum tipo de ruído quando o carro estiver em marcha lenta, mas ele sumir quando a embreagem é pressionada, esse é um indício de que pode ser um problema no ponto de contato entre a embreagem e o pivô. Caso não seja o problema acima, outro teste pode ser feito: com o carro em marcha lenta, tente ouvir algum tipo de barulho de partes metálicas em atrito, sem empurrar a embreagem. Se você ouvir qualquer som, é provável que seja um problema com a transmissão, outro componente da embreagem. Se não ouvir ruído, continue com o teste para saber o que pode estar causando a embreagem dura. Para isso, mantenha o carro em ponto morto e comece a empurrar o pedal da embreagem e ouça atentamente o ruído. Caso seja possível notar um ruído metálico agudo enquanto pressiona a embreagem, é provável que a causa da embreagem dura esteja na liberação da peça ou no rolamento. Se não ouvir um ruído, prossiga com a análise. Para finalizar o diagnóstico, empurre a embreagem toda até o fundo. Se ouvir um ruído metálico, o problema provavelmente está no rolamento ou bucha do eixo piloto.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page