top of page

Funcionalidade da ventoinha do carro


Entender o que é a ventoinha e qual sua função é muito importante para entender sua importância. A principal função da ventoinha é resfriar o radiador evitando que o carro entre em superaquecimento que pode resultar em um motor fervido, por exemplo.


Quando a ventoinha deve ligar?

A primeira coisa para identificar um problema é saber qual é o funcionamento correto. A ventoinha tem a função de evitar o superaquecimento do motor. Ela faz isso garantindo o resfriamento do veículo quando este está no trânsito ou após ser desligado, então ela pode ficar ligada até 10 minutos após você desligar o carro. Se a ventoinha não desliga é preciso cuidar imediatamente, pois sérios danos ao carro podem ocorrer.


O que acontece quando a ventoinha não desliga?

Entre os problemas da ventoinha não desligada estão os prejuízos em decorrência de manutenções desnecessárias do motor do carro. Quem se previne e realiza as revisões frequentes, evita gastos desnecessários, mas evite fazer trocas de peças que ainda estão funcionando bem. A manutenção da ventoinha é tão importante quanto à da correia do alternador, por exemplo, que é responsável por transmitir a força de um componente a outro dentro do motor do carro. Além disso, ela é a principal encarregada pelo trabalho do alternador, a parte que tem a função de gerar a energia armazenada na bateria do carro. Quando a ventoinha não desliga, o carro pode parar de funcionar instantaneamente, assim como ocorre quando a correia do alternador apresenta problema, como:


. Problema nos componentes eletrônicos

A principal hipótese quando a ventoinha não desliga, é que esteja havendo um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a. Essa questão pode evidenciar um problema nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.


. Problema no sensor de temperatura

Outra hipótese de problema para quando a ventoinha não desliga está relacionada à temperatura do veículo. O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente. Nesse caso a ventoinha não desliga porque não há a informação correta sobre a temperatura, levando novamente a um provável superaquecimento do motor. Há um teste que pode ser feito para ajudar caso você note que a ventoinha não desliga. Primeiramente, localize o sensor que, geralmente, fica na tampa do termostato do carro. Para iniciar o teste, desconecte os fios do sensor e toque-os juntos. Se esse procedimento iniciar o ventilador, o sensor está com defeito e precisará ser substituído.


. Posso andar com a ventoinha ligada direto?

Não, quando você notar que a ventoinha não está desligando deve levar o carro a um especialista. Como explicado acima, se você andar com ela sempre ligada pode ter problemas nos componentes eletrônicos e no sensor de temperatura.


. O que acontece quando a ventoinha do radiador não liga?

Você acabou de ver hipóteses de problemas que podem estar ocorrendo quando a ventoinha não desliga, mas e quando ela sequer liga? O que mantém a ventoinha do radiador conectada ao motor é a montagem efetiva do circuito. É isso que faz com que o motor se acione e o carro funcione. Se esse circuito queimar ou apresentar algum tipo de falha, será necessário substituí-lo o quanto antes. Por isso, a primeira atitude a tomar quando a parte elétrica do carro não funciona é verificar o fusível. Caso tenha dificuldades para identificar onde ficam os fusíveis do seu carro, consulte o manual do proprietário. Após identificar os fusíveis da ventoinha, verifique se eles estão intactos. Se não estiverem, é necessário substituí-los imediatamente para solucionar o problema.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page