top of page

Dicas para cuidar do seu carro no inverno


Quando as temperaturas baixam, não é raro perceber algumas complicações com o automóvel, o mais comum relacionado à partida de carros flex. Porém, não são apenas os motoristas que usam o etanol que devem cuidar com o seu veículo no frio.

A peça do carro que mais sofre nos dias frios é a bateria, já que as temperaturas baixas reduzem a velocidade de reação dos seus componentes químicos. O óleo lubrificante do motor dilata com mais facilidade e exige mais da bateria para dar partida.

Esses dois fatores podem esgotar a carga mais rapidamente.

Para evitar problemas, não dê partida com o rádio ou faróis ligados, por exemplo, e faça manutenção preventiva periodicamente. Além disso, confira o nível de carga da bateria com frequência. Se ele estiver baixo, você pode ter que levar ao mecânico para dar carga ou até mesmo substituir o item.

Para quem possui carro flex e abastece com etanol, a dificuldade em ligar o veículo no inverno reduz com a presença do tanque de partida a frio, o chamado tanquinho. Ele ajuda a dar partida quando a temperatura externa está abaixo de 15°C. Entretanto, muita gente não se lembra de manter este reservatório cheio até que a dificuldade na partida apareça.

Se você mora em uma cidade quente e fica muito tempo sem usar o tanquinho, o recomendado é trocar a gasolina do reservatório ao menos uma vez por ano, pois ela fica velha e pode ressecar algumas peças. Uma dica é usar uma gasolina premium, que irá durar um pouco mais e possui maior octanagem.

Mesmo com os dias gelados, é recomendado ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana, por 15 minutos, para manter os componentes lubrificados. Isso reduz o risco de rachaduras e vazamentos nas mangueiras, além de prevenir danos nos vedadores e nos selos de borracha. O ar condicionado é necessário também na hora de desembaçar os vidros naqueles dias muito frios. Ele ainda ajuda a eliminar bactérias e evitar doenças respiratórias, comuns nas épocas do ano em que as temperaturas baixam. Para isso, se prepare para o inverno higienizando e trocando o filtro do ar.

No começo da estação fria, é preciso revisar alguns itens que também interferem na partida do carro, como o motor de arranque. Problemas no bendix e nas suas escovas ocorrem com mais frequência no clima gelado.

Existem algumas outras atitudes que podem ajudar a deixar o seu carro em perfeito estado em qualquer estação, mas principalmente no inverno:

- Utilize o líquido correto no radiador: 50% água desmineralizada e 50% aditivo a base de etileno glicol;

- Fique de olho no painel do carro para detectar possíveis defeitos no alternador;

- Não deixe itens como rádio e luzes ligados quando o veículo estiver desligado;

- Evite ligar e desligar o automóvel em congestionamentos, pois isso sobrecarrega todas as suas peças.


Com estas dicas, o seu carro enfrentará o inverno com tranquilidade, deixando você e sua família mais segura, livre de imprevistos.

Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu profissional de confiança e realize as manutenções preventivas. Já realizou a sua deste ano? Aqui no Dedé Autopeças tem de A a Z para você cuidar do seu veículo nesta estação mais fria do ano.


Comments


bottom of page