top of page

Curiosidades sobre a pastilha de freio


Responsável por garantir segurança na hora de dirigir a pastilha de freio foi criada no final do século XIX, uma grande revolução no mundo automotivo.


A pastilha é uma peça que integra o sistema de freio a disco automotivo, tem a função de reduzir a velocidade do veículo, frear e até parar, a partir do atrito que ela recebe pressão contra o disco metálico ou fibra de carbono. Elas estão distribuídas em pares, na parte das rodas dianteiras do veículo, ou até mesmo nas rodas traseiras. Por este motivo as pastilhas de freio sofrem muito desgaste, com o atrito durante as frenagens.


Os principais sinais de desgaste:


Dificuldade para frear o carro

Você foi frear e notou que o veículo demorou mais que o normal para parar? Se liga, pois este é um grande sinal de que a sua pastilha está desgastada e precisa ser trocada. Quando as pastilhas estão em bom estado, a frenagem ocorre de forma eficiente, desacelerando o carro com rapidez, porém quanto às pastilhas estão danificadas a eficiência da frenagem cai bastante, sendo um grande risco á segurança do motorista.


Pedal do freio muito baixo

Outra situação que normalmente acontece é quando você pisa no pedal do freio, e tem a sensação de que ele está descendo mais do que o normal ou sem firmeza, isso acontece quando as pastilhas estão em um nível bem alto de desgaste, daí o vão entre a pastilha e o disco aumenta, se perceber este sinal é recomendado você checar as suas pastilhas.


Ruído ao frear

Este é um dos sinais mais comuns de acontecer, está indicando que as pastilhas não estão em boas condições, que chegou a um nível de desgaste onde atingiu a parte metálica, por isso você escuta este ruído, é o atrito do metal da pastilha com o disco. Neste caso é importante que você realize a troca da peça.

.

.

. Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Commentaires


bottom of page