top of page

Como funciona o alternador do carro?


Quem não sabe sobre a existência do alternador do veículo, e muito menos qual a sua função, chegou a hora de desmistificar o tema. Para aqueles que são leigos no assunto, a bateria vem com uma carga praticamente infinita, que dura muito tempo no uso do automóvel. Mas, na realidade existe uma peça por trás do seu funcionamento: o alternador. Ele tem uma função de gerar energia própria por meio da rotação do motor e recarregar a mesma.


A distribuição de carga é tecnicamente dívida em duas partes por essas peças. Quando o veículo está desligado, a bateria cuida de equipamentos sofisticados do carro, como: multimídia, vidro elétrico, sensores, lanternas, entre outros. Mas, como ela possui apenas 12 volts, isso não é suficiente para suportar sozinha o papel de sustentar a eletricidade dos equipamentos, além das diversas partes do motor do veículo quando está em funcionamento. Assim, o alternador do veículo é a peça responsável pela mecânica funcionar. Ele sustenta a bateria para que seja possível que todas as peças trabalhem com a energia necessária, sem que haja o descarregamento da bateria.


. Como funciona o alternador do veículo?

O alternador do veículo repõe a energia que é consumida da bateria por diversas peças. A reposição é feita da seguinte maneira: no motor do veículo há uma correia que faz a conexão entre as duas peças, essa é a correia do alternador, que não deve ser confundida com a correia dentada, pois suas funções são totalmente diferentes. Ao dar partida no veículo, o motor entra em rotação movimentando a correia e gerando uma corrente alternada que depois é transformada em corrente contínua. É nesse ponto que entra outra peça muito importante: o regulador de tensão. Com aceleração e redução de velocidade, o RPM (Rotação por minuto) do motor varia constantemente, gerando mais ou menos corrente alternada. E para que os equipamentos do automóvel não recebam uma carga maior do que a necessária, é preciso ter a peça para regular a quantidade de energia.


. Quais os principais problemas do alternador?

Assim como centenas de outras peças dos carros, o alternador também pode ter defeito e quebrar ao longo do tempo. O principal problema aqui é que problemas no alternador podem ser muitas vezes confundidos com problemas na bateria, por isso é importante ficar atento aos sinais de defeito no alternador para evitar uma grande dor de cabeça. Para identificar um possível dano, confira abaixo os principais problemas que ocorrem nessa peça do carro.


Carro não dá partida; esse problema pode ser identificado por alguns sinais como se seu carro não consegue dar partida, descarrega a bateria com frequência, os faróis estão variando a luminosidade ou esta com a luz da bateria acesa.

Regulador de voltagem do alternador: essa peça é outra que pode apresentar problemas. Para saber se o regulador está com problema você precisa usar multímetro e, com o motor ligado, medir a carga do alternador na bateria. Se a medida chegar a 15 Volts ou mais, ele muito provavelmente estará com defeito.

Se você estiver com algum dos problemas acima é importante levar o carro para ser avaliado um mecânico de confiança.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page