top of page

Como evitar a quebra da correia dentada?


A correia dentada de um automóvel é o componente mais relevante presente no motor. Isso porque ela é a peça central para todo o seu funcionamento ligando o comando de válvulas ao virabrequim, permite que as explosões de queima de combustível movimentem o veículo.

.

. Qual a função da correia dentada?

A correia dentada é uma das peças mais importantes do motor de um veículo. É a peça que liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor. Sua função é promover um sincronismo e fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato. Além disso, ela mantém o sincronismo entre o virabrequim, que passa a força do motor para as rodas, e o comando de válvulas, que é a peça responsável pela entrada e saída de gases no cilindro.

. O que acontece se a correia dentada arrebentar?

Se a correia dentada arrebentou, já é um motivo para o motorista se desesperar. O fato é que se a correia dentada arrebentou o motor simplesmente parou de funcionar. E o pior, se ocasionalmente, a correia dentada arrebentar com o motor em funcionamento, existe o risco de acontecer danos em outras peças do motor. Sem a correia dentada, o motor perde o sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas. Assim, as válvulas param, deixando de receber o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais. Por isso o motor para e por acontecer danos em outras peças do motor, como já dissemos anteriormente, o alto custo do conserto é fatal!

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu caminho com segurança!



Comments


bottom of page