top of page

Veja os indícios de que seu carro precisa de uma manutenção


Os automóveis costumam emitir alguns sinais de que tem algo errado. E quando eles aparecem é melhor não os ignorar. Quer saber quais são os sintomas de que a manutenção é necessária no seu carro? Confira nesse artigo!


Falha inesperada: um automóvel está sujeito a apresentar falhas, assim como qualquer outra máquina. Porém, em pouquíssimos casos você verá isso acontecer, menos de 10% dos carros podem sofrer uma quebra espontânea. O veículo geralmente dá um alerta que algo não está bem.

Abra os vidros: é recomendável rodar algumas vezes com o carro de vidros abertos e som desligado. Isso é importante para ouvir como está o ronco do motor. Se tiver algum barulho diferente, é importante levar ao mecânico. Por exemplo, um ruído parecido com um “assobio” pode ser o rolamento do alternador.

Olha o nível: muita gente liga o motor, vê que a luz do óleo acende e depois apaga e acha que está tudo bem. Para saber se o nível está bom, precisa ver na vareta do motor. A luz só indica que há a pressão de óleo. Muitas pessoas acham que porque apagou se tem óleo. Caso ele acabe com o carro rodando, o motor pode até fundir. A água do radiador também sempre merece uma checagem.

Cor da fumaça: fumaça branca saindo no escapamento não tem problema nenhum, porque cada um litro de combustível queimado, gera um litro de água, que sai em forma de vapor. O problema é se tiver uma fumaça azulada, que não se dissipa. Pode ser que os anéis do motor estão gastos, ou até mesmo algum problema na junta do cabeçote.

Escape barulhento: barulhos no escape pode ser vela ou cabo de vela, então é melhor trocar o jogo. Ou então pode ser o catalisador, principalmente por conta de combustível adulterado.

Freios: o sistema também tem uma lâmpada espia no painel. Quando ela começa a acender pode significar que o nível do óleo dos freios está abaixando. Pode haver algum vazamento, então é necessário levar até a oficina.

Direção: Hoje a assistência para a elétrica em substituição aos sistemas de direção hidráulica e a eletrohidráulica. Essas duas estão sujeitas a vazamentos, como de uma mangueira que pode se desgastar, e rachar. Caso vaze o óleo, a direção começa a ficar dura. Também pode apresentar ruídos, ou por conta de algum problema na caixa de direção.

Bateria: se puder deixar o carro na garagem com o alarme desarmado, e aberto, vai ajudar a bateria durar mais, porque hoje há muitos dispositivos elétricos nos carros, como o alarme e as travas, e mesmo com o carro desligado, eles consomem bateria. Hoje é difícil que elas durem mais que dois ou três anos, e podem parar de dar a carga sem avisos.


Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados.

Comments


bottom of page