top of page

Sistema de transmissão automotiva: o que é e como funciona?


Entender o funcionamento do seu carro é fundamental para saber quando alguma coisa não vai bem. Além disso, ter o conhecimento necessário permite que você saiba quais são os hábitos corretos que devem ser postos em prática para prolongar a vida útil do veículo. Por esses motivos, conhecer os sistemas do seu veículo, sobretudo o sistema de transmissão automotiva é tão importante. O sistema de transmissão automotiva é responsável por possibilitar o deslocamento do veículo. Trata-se de um conjunto de peças que atuam em sincronia, a fim de garantir que o carro mantenha a desenvoltura e a agilidade em qualquer situação. Neste post selecionamos este conteúdo com o objetivo de mostrar como funciona e para que serve o sistema de transmissão. Confira abaixo.

.

. O que é o sistema de transmissão automotiva?

Independentemente de ser de câmbio manual ou automático, o sistema de transmissão automotiva se refere ao conjunto de engrenagens, polias e eixos que serão responsáveis por levar energia do motor para as rodas do carro, a fim de promover o seu deslocamento. A transmissão garante que o motor mantenha seu funcionamento dentro de certa rotação por minuto, ao mesmo tempo em que utiliza a energia fornecida por ele para manter as rodas girando. Cada veículo tem um intervalo de rotação diferente, de modo que a transmissão precisa ser sintonizada especificamente para cada modelo. Isso significa que o arranjo da transmissão e o local onde é instalado levam em consideração se o carro é de tração traseira, integral ou dianteira. Além disso, a marcha exerce um papel importante nesse sistema, pois ela é responsável por determinar qual é o raio de rotação que o motor deve operar em relação as rodas. Essa ação determina se o veículo vai ter mais força ou mais velocidade.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu caminho com segurança!



Comentarios


bottom of page