top of page

Sistema de Arrefecimento: O que é e como funciona


O sistema de arrefecimento do motor é um sistema de refrigeração desenvolvido e aplicado a veículos que possuem motor a combustão, montado em um ciclo fechado e que contém 7 componentes principais: bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e eletroventilador (ou ventoinha).

O sistema de arrefecimento ou refrigeração é responsável pelo controle de temperatura mínima e máxima nos motores a explosão (combustão). É justamente o sistema de arrefecimento quem mantém o motor sempre na temperatura ideal de trabalho, garantindo que não haja nenhuma grande dilatação nas peças de contato, consequentemente preservando alguns dos componentes mais importantes para o motor do carro contra o desgaste precoce.


1- Como funciona o sistema de arrefecimento?

A água, com o auxílio da bomba d’água, percorre e resfria a temperatura do motor através da troca de calor realizada pelo contato entre o bloco do motor e a água que passa pelas galerias do motor. É de extrema importância o uso de aditivo no sistema de arrefecimento. O aditivo eleva o ponto de ebulição ou congelamento da água, o que garante que a água não evapore enquanto o motor funciona. Além do mais, o líquido de arrefecimento – que nada mais é do que a mistura de água desmineralizada e aditivo – é um líquido anti espumante, anticorrosivo e anti encrustante. Caso a temperatura esteja alta demais para o sistema, a ponto de causar danos ao motor do veículo.


2- Quais são os 5 principais defeitos do sistema de arrefecimento?

- Vazamento de água: causado por mangueiras ressecadas, ou até mesmo um furo no radiador. Para consertá-lo, geralmente é necessário a troca das mangueiras e abraçadeiras.

- Galerias do bloco obstruídas: as galerias são pequenos espaços dentro do bloco do motor, por onde a água do sistema de arrefecimento passa para resfriar o motor. Mantenha as galerias limpas e livres, com a revisão do sistema

- Bomba d’água não funciona: um problema comum, devido à ferrugem no sistema. Pode ser evitado através de um aditivo no líquido de arrefecimento.

- Problema na instalação das juntas: a junta do cabeçote fica entre o bloco do motor e sua tampa, se mal instalada pode obstruir a passagem de água (galerias) e causar diversos danos graves.

- Nível de óleo do motor: um nível de óleo abaixo do recomendado pode causar sérios danos pela falta de resfriamento entre as peças. Lembre-se de checar o nível do óleo com frequência!


Gostou das informações?! Fique ligado em nosso blog! Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados.


Comments


bottom of page