top of page

Saiba como identificar se a gasolina do seu veículo está adulterada!


Essa é uma situação delicada pela qual, possivelmente todo motorista deve ter passado ou conhecido alguém que passou. Gasolina adulterada é assunto sério e que pode gerar mais problemas para o carro do que o imaginado. Abastecer o carro com gasolina adulterada pode fazer com que ele corra perigosos riscos, em alguns casos, levando até à fundição do motor. Isso também tem influência direta da frequência com que ele é abastecido com um combustível de procedência duvidosa.


O que é gasolina adulterada?

Conhecida popularmente também como “gasolina batizada”, a gasolina adulterada é aquela que passa por um processo de alteração do seu estado original. Ou seja, é quando outros solventes mais baratos são misturados ao combustível. Entre eles está o álcool (etanol) hidratado, que é usado com frequência para este fim.


Como identificar se a gasolina foi adulterada?

O teste de gasolina ou teste de proveta pode ser feito logo que você suspeitar que o carro esteja abastecido com combustível de má qualidade. Ao solicitar que seja feito o exame para averiguar o caso, o processo poderá ser feito na mesma hora. Ele é muito eficiente para medir o percentual de etanol na gasolina. O procedimento é feito da seguinte forma: são adicionados 50 ml de gasolina e 50 ml de uma solução produzida de água e sal (esses de cozinha mesmo). Depois de misturar, o etanol que estiver na gasolina será movido para a água. Isso ocorre em mais ou menos 15 minutos, evidenciando a separação dos líquidos. Lembrando que o teste deve ser feito por profissional e que os clientes podem exigir a avaliação nos postos.


Teste de vazão

Outra forma de avaliar se você está sendo prejudicado ao abastecer seu veículo é por meio do teste de vazão, que é indicado para casos em que houver desconfiança de que esteja obtendo menos combustível do que o solicitado. Ou seja, se você acha que está pagando e recebendo quantidade menor do que o indicado avalie a vazão. Da mesma forma que nos testes anteriores, é direito do consumidor pedir por esse teste. Vale lembrar que todas as bombas devem possuir o selo do INMETRO, então fique atento a isso também.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page