top of page

Quando é a hora certa de trocar os amortecedores?


Se tem algo que ninguém gosta é de fazer manutenção desnecessária no carro. Ainda mais quando essa intervenção gera gastos elevados. Por outro lado, todos sabem que a qualidade das ruas e estradas brasileiras está bem abaixo do desejável, o que acaba sobrecarregando a suspensão de qualquer veículo.


Diante dessa situação, surge o impasse: como saber quando trocar o amortecedor do carro? Confira agora. Assim, você deixa o seu carro em ordem sem gastar muito dinheiro.

Como identificar a hora certa de trocar o amortecedor?


O momento ideal para trocar o amortecedor é quando a sua vida útil está próxima do fim. Nessa hora, os amortecedores começam a perder suas funcionalidades. Ou seja, o carro passa a balançar mais que o normal, dando aquela sensação de barco navegando.


Para ter certeza que chegou a hora da troca, faça pequenas arrancadas e freadas e verifique o comportamento da carroceria, ela não pode balançar excessivamente. Se ainda restarem dúvidas, não fique com isso na cabeça. Passe na sua oficina de confiança e peça ao mecânico para conferir os amortecedores.

O que acontece quando os amortecedores estão ruins?

Caso o momento ideal de trocar o amortecedor seja ultrapassado, o carro passa a apresentar certas anomalias. Algumas delas são perigosas, pois podem ocasionar perda de controle do veículo e acidentes. Portanto, veja o que acontece e, percebendo isso no seu automóvel, procure imediatamente seu mecânico de confiança.


1- Perda de estabilidade nas curvas

2- Desgaste acentuado e irregular dos pneus

3- Barulho vindo da suspensão

4- Vazamento do fluido

O que causa problemas nos amortecedores?


Os amortecedores são peças que se desgastam com o uso até perderem a eficiência, demandando a troca. Sendo assim, quanto mais esses componentes trabalham, menos durarão. Portanto, dirigir de maneira suave, em pista plana e bem conservada faz a vida útil dos amortecedores aumentar. Porém, não é apenas isso.


A suspensão de um automóvel é composta por diversas peças que trabalham em conjunto. Como já dito antes, um defeito em um componente faz os demais trabalharem sobrecarregados, provocando um efeito dominó. Logo, você deve ficar sempre atento às mudanças que ocorrem em seu carro, sejam barulhos, perda de estabilidade, trepidações e direção pesada ou puxando.


Gostou das dicas saber quando trocar os amortecedores? Conte conosco sempre que for precisar fazer a manutenção preventiva ou repor uma peça por desgaste. Temos tudo para o sistema de ignição do seu veículo nas melhores condições do mercado. Venha conferir!


Comments


bottom of page