top of page

Qual é a importância do Airbag no veículo?


O Airbag é uma bolsa de ar desenvolvida para ser um dispositivo de segurança do veículo. Após um forte impacto, ocorre a explosão de um composto químico que rapidamente infla o material, que tem como objetivo evitar que a pessoa choque-se contra partes do automóvel, a fim de evitar danos físicos graves e muitas vezes, salvar vidas. É importante ressaltar que o Airbag foi desenvolvido para ser acionado apenas no caso de impactos fortes envolvendo o veículo. No caso de batidas mais leves, o cinto de segurança é capaz de conter a projeção dos ocupantes do carro e evitar que eles sofram ferimentos sérios.


. Cuidados necessários com o Airbag

Um fator importante para todos entenderem é que ter Airbag no carro não significa que o uso do cinto de segurança seja dispensável. Além de ser obrigatório por lei, a utilização do cinto é complementar ao acionamento das bolsas de ar. A posição que os ocupantes ficam quando estão com os cintos afivelados corretamente e a projeção que este item evita no caso de um forte impacto, são fatores determinantes para que o Airbag cumpra o seu papel e possa salvar vidas e reduzir ferimentos. Apesar de ser um dispositivo de segurança, o Airbag pode causar ferimentos graves se alguns cuidados não forem tomados. No caso de Airbag frontal, é preciso que o motorista esteja a uma distância mínima de 25 centímetros do volante, além de estar com os braços na posição correta. Já o passageiro do banco da frente precisa estar a pelo menos 30 centímetros e, de maneira alguma, ficar com os pés sobre o painel.


. Tipos de Airbag existentes

Os únicos tipos de Airbag que são obrigatórios de acordo com a legislação brasileira são os Airbags frontais, tanto para o motorista quanto para o passageiro. Um deve ficar instalado no volante e o outro no painel bem à frente do banco do passageiro. Além destes, existem outros modelos que podem ser vendidos como itens opcionais pelas montadoras. Um exemplo são os Airbags laterais, cujo intuito é proteger o torso e a cabeça das pessoas. Existem também os Airbags de cortina, que ficam situados na área das janelas e tem como objetivo evitar que estilhaços de vidros atinjam os ocupantes. Os Airbags de joelhos, apesar de não muito comuns, ficam logo abaixo do volante e podem evitar danos às pernas. Já o Airbag central foi desenvolvido para evitar um possível choque de cabeças entre o motorista e o passageiro. Dessa forma, fica instalado no meio do console e é inflado no meio dos ocupantes da parte da frente do automóvel. Outro tipo menos comum é o Airbag de cinto, que fica acoplado ao cinto de segurança e infla uma bolsa de ar como extensão do dispositivo. Por último, o Airbag de capô foi idealizado pensando na proteção de pedestres. Quando ocorre uma colisão frontal, ele é acionado e pode evitar que a pessoa atingida tenha ferimentos ao bater contra o para-brisa e o capô.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!



Comments


bottom of page