top of page

Qual é a importância da trizeta para o automóvel?


Entre as peças que fazem parte do semi-eixo, a trizeta pode ser considerada a mais fundamental delas. Isso porque é ela quem passa a força do torque do câmbio para o eixo homocinético. Por falar na tulipa, ela é também é essencial para o veículo, justamente por trabalhar junto com a trizeta. Essa peça é preparada para receber o encaixe da trizeta. Tanto que se ela apresentar sinais de desgaste e não estiver em boas condições, pode prejudicar o funcionamento do sistema como um todo.


O que fazer se a trizeta apresentar problemas?

Ao longo do tempo, quanto mais o carro roda, é comum a trizeta apresentar sinais de desgaste. Por vezes, quando o veículo está acima de certa velocidade, é possível sentir trepidações, que podem até serem confundidas com a necessidade de alinhamento e balanceamento. Caso o problema seja o desgaste da trizeta, é preciso ficar atento, pois se ela escapar da tulipa pode até causar um rombo na parte em que a roda motriz do câmbio está situada. Porém, se você identificar que o problema está nesta peça, vale a pena apenas trocá-la? Na maioria das vezes, a resposta é não. Caso isso aconteça, o ideal é solicitar ao seu mecânico de confiança que faça uma avaliação do sistema como um todo. Se a tulipa não estiver em boas condições, como é provável que não esteja colocar uma nova trizeta vai apenas mascarar o problema por mais algum tempo. Nestes casos, o ideal é realizar a troca dos semi-eixos de ambos os lados, mesmo que um deles não apresente qualquer problema.


Essa recomendação é feita por conta do equilíbrio entre os dois lados do veículo. Assim, a chance de um deles “desbalancear” é menor e você tem mais segurança e melhor dirigibilidade a longo prazo.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page