top of page

Para que serve a caixa de direção


A caixa de direção é um dispositivo que faz parte de um sistema combinado peças e de engrenagens responsável por levar o movimento do volante para as rodas. A caixa de direção permite entrada de fluido sobre pressão para uma das suas duas câmaras auxiliando na rotação das rodas com o mínimo esforço do condutor.


. Tipos de caixa de direção

Hidráulica.

Mecânica.

Eletro-hidráulica.

Elétrica.


. Como saber se a caixa de direção esta com problema?


Ruídos ao esterçar o carro

Se você escutar barulho na roda quando faz curvas mais acentuadas ou quando está esterçando o volante e ouça barulhos e ruídos mais finos, é um indício de que a sua caixa de direção está com problemas e algo precisa ser feito. O volante não pode produzir nenhum tipo de barulho ao realizar essas manobras, ainda mais nos mecanismos mais modernos, como as direções hidráulicas e elétricas. As direções manuais, mais antigas e firmes, com o passar do tempo até podem produzir um barulho devido ao mecanismo mais antigo, mas também é bom fazer uma checagem para garantir que não há nenhum defeito. Se a caixa de direção está com problemas e as rodas não conseguem ser esterçadas, acidentes graves podem acontecer, tanto com os presentes no carro como em outros veículos que podem estar próximos. Atente-se aos mínimos sinais que o carro possa dar. Isso vai fazer muita diferença tanto nas manutenções preventivas quanto na hora de identificar o problema para o seu mecânico de confiança.


Volante duro e em manobras difíceis

Outro indício bem comum de ser notado quando o carro está com problemas na caixa de direção é percebido ao fazer manobras, devido ao volante duro. Se o volante está muito rígido e você encontra dificuldades para fazer manobras, como uma baliza, é um sinal bem evidente de que há algum problema. Esse é um sinal mais forte quando o volante é hidráulico ou elétrico, pois são tipos de direções mais macias e que possibilitam que as manobras sejam mais fáceis e com menos esforços. Dificuldades para fazer manobras não podem passar despercebidas, por isso, atente-se. É importante que o carro seja levado a um mecânico de confiança para analisar o problema, pois, como dito anteriormente, é uma peça que está envolvida diretamente com a segurança do carro. Autorizadas e concessionárias são os lugares mais indicados para reparar esse tipo de problema.

Um barulho ou dificuldade para manobrar o carro pode ser confundido com um problema na junta homocinética, que serve exatamente para que o carro possa se movimentar com as rodas viradas. A junta também é responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.


Volante vibrando

Demos algumas explicações sobre os problemas com as vibrações do volante neste texto aqui, mas é bom atentar-se que a caixa de direção com problema também pode estar influenciando nessas tremedeiras. No entanto, além da caixa de direção, outras suposições podem aparecer, como: carro sem alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar sem uma consulta de algum especialista. Até mesmo o coxim do motor pode indicar vibrações no volante ou ruídos estranhos. Porém, o coxim do motor apresenta mais variações de problemas. Um exemplo claro é quando o carro está parado em um farol ou no trânsito e, ao arrancar, o carro emite um barulho muito forte. O coxim do motor ou do câmbio pode estar desgastado e necessitando reparos urgentes.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!




Comments


bottom of page