top of page

O que são os pneus ecológicos?


A sustentabilidade está em alta. O mercado automotivo principalmente está passando por modificações interessantes com o fortalecimento das ecopeças, além de itens sustentavelmente interessantes, como os pneus ecológicos. Ainda há um dilema entre os fabricantes quanto a essa peça, pois alguns afirmam que, pelo fato de serem itens com menor resistência no rolamento, eles precisam de mais espaço para as frenagens. Já outros negam esses possíveis problemas e afirmam que os pneus ecológicos passam a mesma segurança de um pneu normal.

Os pneus ecológicos são produzidos com materiais derivados do petróleo e incrementos importantes de alguns itens, como a sílica, um derivado da areia. Esses materiais usados para a criação dos pneus verdes oferecem economia de combustível e conservação dos próprios pneus, pois conseguem trabalhar sem tanto esforço e em baixas temperaturas, se comparado aos pneus tradicionais. Isso faz com que os pneus ecológicos tenham menos desgaste e exijam menos do motor.


. Quais sãos os benefícios dos pneus ecológicos?

Além de serem feitos com materiais ecologicamente corretos, os pneus ecológicos, proporcionam menor desgaste, ou seja, menor tempo para uma troca produzem menos ruídos, reduzem o volume de poluentes na atmosfera e ainda economiza combustível. Entre os atrativos dos pneus, os compostos inovadores como sílica e polímeros funcionais são os responsáveis pelos principais diferenciais e acréscimo de qualidade na peça. Os pneus ecológicos funcionam mais ou menos assim: quando a borracha dos pneus ecológicos derrapa sobre ruas irregulares, a frequência do item pode chegar a 10.000Hz, ou seja, mais energia e calor. Quando este cenário acontece, a temperatura mais alta da sílica favorece a resistência à derrapagem, o que irá diminuir a distância de frenagem.


. Como manter a vida útil dos pneus ecológicos?

Assim como qualquer outro, o pneu ecológico necessita de alguns cuidados especiais, como a calibragem semanal. Andar com os pneus abaixo da calibragem indicada pela montadora pode aumentar o consumo de combustível demasiadamente. Estudos apontam que um motorista pode gastar até R$600 a mais no ano por conta dos pneus baixos. Fazer a calibragem semanal é extremamente importante e trará benefícios para o carro e para o motorista. Caso não tenha tempo para fazer a calibragem semanal, o indicado seria, pelo menos, de 15 em 15 dias. E lembre-se: ao fazer a calibragem dos pneus, eles devem estar frios e não quentes. Quando os pneus estão quentes devido à alta rodagem, é muito provável que a calibragem aumente automaticamente, por conta das condições. Ou seja: se você colocou 30 libras, ele irá para 40 libras, correndo até o risco de estourar.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page