top of page

O que pode ser quando o vidro do carro não funciona?


O vidro elétrico é um item muito comum nos automóveis. A utilidade é simples: levanta ou desce a janela de acordo com a preferência dos ocupantes, de uma maneira confortável.

O dispositivo de manuseio do vidro elétrico não é algo novo no mercado automotivo. Ele foi criado com base no Packard Custom Super Eight One-Eighty, de 1955, que é reconhecido como o primeiro vidro elétrico dos automóveis. No entanto, antes eram utilizadas as manivelas, que exigiam um esforço maior pra serem controladas. Nos carros atuais, basta apertar o botão abrir ou fechar as janelas. Se esse dispositivo por si só já facilita a vida dos proprietários, os avanços da tecnologia aumentam ainda mais os recursos a serem utilizados. Em alguns veículos, por exemplo, é possível executar ações para subir e descer as janelas apenas com o comando da chave do automóvel. Ou seja, é mais rápido e também aumenta a segurança em casos emergenciais.


O que fazer quando nenhum vidro elétrico sobe ou desce?

Após a luz de freio e a lâmpada de farol baixo, o vidro elétrico é o equipamento que mais pode apresentar defeitos no automóvel. Para iniciar o diagnóstico e entender qual é o problema do componente, é necessário checar alguns pontos. O recomendado é iniciar com a verificação de quantas janelas estão com defeitos. Caso nenhuma se movimente, o problema provavelmente está no fusível. Os reguladores de janelas são dispositivos de alta corrente e o fusível é dimensionado para ser capaz de abrir as quatro em conjunto. Para constatar se o problema realmente é nesta peça, basta fazer um teste simples. Gire a chave na ignição, mas sem dar a partida no motor. Se o fusível estiver comprometido, assim que o botão da janela for apertado, não haverá nenhum som ou movimento do vidro elétrico.


Apenas uma janela não se movimenta

Em outro caso, se apenas uma janela não estiver movendo-se, provavelmente o problema estará no interior da porta. Nesse caso, cheque a máquina que é levantada pelo motor elétrico. Em caso de defeito desta peça, será necessário realizar sua troca em uma loja de acessórios automotivos.


Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page