top of page

O que pode ser quando a ventoinha não desliga?


Entre os problemas da ventoinha não desligar estão os prejuízos em decorrência de manutenções desnecessárias do motor do carro. Quem se previne e realiza as revisões frequentes, evita gastos desnecessários, mas evite fazer trocas de peças que ainda estão funcionando bem. A manutenção da ventoinha é tão importante quanto a da correia do alternador, por exemplo, que é responsável por transmitir a força de um componente a outro dentro do motor do carro. Além disso, ela é a principal encarregada pelo trabalho do alternador, a parte que tem a função de gerar a energia armazenada na bateria do carro. Quando a ventoinha não desliga, o carro pode parar de funcionar instantaneamente, assim como ocorre quando a correia do alternador apresenta problemas. Voltando a falar sobre os problemas que podem estar ocorrendo quando a ventoinha não desliga, saber alguns pontos importantes sobre isso ajuda na resolução desse caso.


. Problema nos componentes eletrônicos

A principal hipótese quando a ventoinha não desliga, é que esteja havendo um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a. Essa questão pode evidenciar um problema nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.


Problema no sensor de temperatura

Outra hipótese de problema para quando a ventoinha não desliga está relacionada à temperatura do veículo. O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento.

Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente. Nesse caso a ventoinha não desliga porque não há a informação correta sobre a temperatura, levando novamente a um provável superaquecimento do motor. Há um teste que pode ser feito para ajudar caso você note que a ventoinha não desliga. Primeiramente, localize o sensor que, geralmente, fica na tampa do termostato do carro. Para iniciar o teste, desconecte os fios do sensor e toque-os juntos. Se esse procedimento iniciar o ventilador, o sensor está com defeito e precisará ser substituído.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!



Comments


bottom of page