top of page

O que é o alinhamento e balanceamento?


O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Isso ajuda que o motorista não perca o controle do carro em curvas, por exemplo. Um carro alinhado evita acidentes e garante uma direção muito mais tranquila. Além da segurança, manter o carro alinhado retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil deles, influencia diretamente na economia de combustível, pois as rodas ficarão muito mais tempo em atrito com o solo e, por último, previne o deslocamento do veículo com uma dirigibilidade firme e sem surpresas.


Quando é preciso fazer o alinhamento?

Saber quando fazer o alinhamento é uma pergunta das mais comuns entre os motoristas que querem dirigir um carro seguro e com boa manutenção. Para responder essa pergunta, você deve ficar de olho no seguinte:


. Se sentir seu carro puxando para esquerda ou direita;

. Desgaste irregular ou mais rápido que o indicado pelo fabricante nos pneus;

. Quando trocar os pneus por novos.

. Esses são dois dos principais fatores que podem indicar que seu carro está com problema. Caso perceba alguma coisa diferente no carro, vá a um mecânico especializado.


O que é e para que serve o balanceamento do carro?

O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus. Quando essa manutenção é mal feita nota-se isso em diversos aspectos, como: trepidação do volante, bancos, painel de acessórios e piso do carro. Se quiser saber mais, preparamos um guia sobre a importância do balanceamento e geometria para o seu carro.


Quando é preciso fazer o balanceamento?

Saber quando fazer o balanceamento é uma pergunta importante para quem quer dirigir em segurança e com o carro em bom estado. Para responder essa pergunta, você deve ficar de olho nos seguintes sinais:


. Volante vibrando ao atingir determinadas velocidades;

. Banco ou piso vibrando ao atingir determinadas velocidades;

. Quando trocar os pneus por novos.

. Esses são dois dos principais fatores que podem indicar que seu carro está com problema. Caso perceba alguma coisa diferente no carro, vá a um mecânico especializado.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page