top of page

O que é necessário avaliar antes da troca do freio a disco?


Realizar a troca do freio a disco antes de ocorrer qualquer imprevisto é fundamental para manter o desempenho do veículo e a segurança de todos. No entanto, é necessário saber identificar o momento adequado para levar o automóvel ao mecânico, de modo a não desperdiçar recursos financeiros.

Confira abaixo e veja o que deve ser avaliado, antes de trocar o freio a disco do seu automóvel.


. Vibração do veículo

Quando o freio a disco está desgastado e em contato com a pastilha de freio, pode ocorrer trepidações, o que leva o carro a vibrar. Isso pode acontecer devido à má qualidade das pistas ou da pastilha de ferro, encaixe inadequado da peça ou o uso em circunstâncias severas. Esses aspectos somados ao tempo acarretam deformidades no freio a disco, o que leva o veículo a vibrar. Nesse sentido, ao perceber que o automóvel está trepidando ou vibrando, leve-o imediatamente ao mecânico para realizar a troca.


. Problema para frear o automóvel

O freio a disco é composto por várias peças que possibilitam a frenagem do veículo. Esse sistema causa a desaceleração por meio do atrito. A principal peça responsável por isso são as pastilhas, as quais basicamente “abraçam” o disco, de modo a interromper o movimento do veículo. Esse processo causa muito desgaste à peça mesmo que ela seja produzida para suportar essa fricção. Com o passar do tempo e o acúmulo de desgaste, o motorista pode perceber ruídos e trepidações durante a frenagem, além de dificuldades para frear. Desse modo, ao identificar esses indícios, é preciso trocar o freio a disco.


. Manutenção preventiva

Independentemente de identificar os problemas mencionados acima ou não, o freio a disco deve ser avaliado a cada 40.000 km percorridos pelo veículo. Geralmente, essa é a quilometragem informada pelos fabricantes para realizar a vistoria da peça. Isso porque ela tende a se desgastar após o automóvel ter percorrido todo esse trajeto. Sendo assim, não se esqueça de sempre realizar a manutenção preventiva do freio a disco do seu veículo.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu caminho com segurança!



Comments


bottom of page