top of page

O que é manutenção preditiva?


A manutenção preditiva tem princípio em uma análise prévia e nos sinais que uma peça que está se desgastando dá. Para as pessoas que usam o carro com certa frequência, fica fácil analisar o automóvel, afinal, o motorista tem conhecimento de cada barulho e singularidade com relação ao veículo. Se algo está diferente, é o momento de começar a fazer a manutenção preditiva para evitar problemas mais graves no futuro.


Um barulho diferente, uma trepidação no volante, um chiado mais agudo… tudo isso é motivo suficiente para atentar-se. Caso você não seja o maior especialista em carros e em manutenções, procurar um mecânico de confiança é o primeiro passo, assim ele poderá te indicar o que pode ser esse problema e como resolvê-lo da melhor maneira sem ter que gastar rios de dinheiro no futuro. Mas essa parte de levar o carro em um mecânico de confiança também é muito importante para que aconteça uma manutenção preditiva da melhor forma possível.


No que se baseia a manutenção preditiva?

Para fazer a manutenção preditiva, quatro pontos devem ser analisados com detalhe e calma, desse modo, você saberá exatamente o que o carro pode estar apresentando. Esses estudos e análises seguem os seguintes critérios: análise de vibrações, análise de óleo, análise estrutural e análise do estado das superfícies.


Análise de vibrações

Como o carro é formado por engrenagens, válvulas e diversas peças, é natural que algumas vibrações sejam emitidas. Mas não é normal que essas vibrações excedam o normal e comecem a causar impactos estranhos no carro, como vibração no volante ou na caixa de direção. Há alguns aparelhos específicos que especialistas usam para sentir a intensidade de cada vibração e lhe apresentar se isso é normal ou não.


Análise dos óleos

Fazer uma análise quase que recorrente em todos os óleos do seu carro é fundamental para que ele não dê problema. Como qualquer outra máquina, os óleos do carro precisam estar em perfeito funcionamento, afinal, as engrenagens necessitam da lubrificação. Em caso de vazamento, saber identificar qual tipo de óleo está vazando é uma grande ajuda para resolver a questão o quanto antes.


Análise do estado das superfícies

Essa é uma manutenção preditiva mais geral, visto que você pode fazê-la visualmente. Veja se nenhuma peça está apresentando algum desgaste ou algum tipo de anomalia que possa apresentar problemas futuros.


Análise estrutural

Já com essa manutenção preditiva é possível identificar trincas, vazamentos, problemas de rachaduras, ressecamentos e afins. Também será uma maneira de fazer uma manutenção preditiva e deixar o seu carro livre de possíveis problemas.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!



Commentaires


bottom of page