top of page

O que é a barra estabilizadora?


A barra estabilizadora é um equipamento fabricado em aço e localizado normalmente na carroceria ou chassi dos carros. Trate-se de um dos componentes da suspensão, cujo objetivo é promover melhor estabilidade na condução dos veículos. Ao contrário do que imaginam algumas pessoas, a suspensão veicular não se destina tão somente para suprimir as depressões e buracos nas pistas. Em resumo, a barra também pode fornecer uma melhor dinâmica, limitar a lateralidade de movimento dos veículos ou, ainda, fixar as rodas ao solo.


. Para que serve?

Boa parte dos veículos atuais utiliza a barra estabilizadora dianteira. Porém, em alguns modelos ela é normalmente encontrada na suspensão traseira. Em termos simples, sua função, além de promover maior estabilidade, é de unificar ambas as partes da suspensão, por meio de um mecanismo independente. Essencialmente, a peça serve como meio para impedir que os veículos tenham um deslocamento lateral em volta do seu próprio eixo. No entanto, a estabilizadora apenas “entra em ação” no momento em que a suspensão apresenta transições irregulares. Por exemplo, quando o veículo transpõe um quebra-molas ou está diante de uma curva.


. Como funciona?

Ao atingir uma alta velocidade, mas especialmente nas curvas, o veículo tende a se jogar frontalmente, o que faz com que a suspensão traseira se sobrecarregue. Enquanto isso, a suspensão do lado de dentro da curva se torna mais instável, justamente porque neste caso o peso empregado é menor o que leva a uma menor aderência dos pneus ao solo. Portanto, tal desequilíbrio acaba agindo de maneira negativa sobre a dinâmica do veículo. Em geral, isso ocorre não apenas em função da perda de aderência com o solo, mas também em razão da diminuição da ação de frenagem. Dessa forma, a barra estabilizadora acaba atuando de maneira a minimizar os riscos decorrentes da perda de frenagem e aderência, pois ela impede tais efeitos que são negativos para a dinâmica veicular, e que normalmente levariam os carros a derrapar nas curvas.


. Como identificar problemas nessa peça?

Tendo em vista a importância deste componente, é fundamental considerar que, assim como ocorre com qualquer outro equipamento, a barra pode eventualmente apresentar defeitos. Logo, é necessário atentar-se para alguns cuidados com sua manutenção. Um dos principais sinais de problema com a barra estabilizadora é o aumento no desgaste dos pneus. Via de regra, isso ocorre porque, quando está apresentando algum defeito, ela acaba impedindo a ação adequada do conjunto de suspensão e, consequentemente, levando a um desgaste rápido dos pneus.


Além disso, é possível detectar problemas no dispositivo, sobretudo quando este apresenta sons incomuns na suspensão. Por fim, quando a peça apresenta anomalias, ao girar o volante, ele também pode gerar barulhos pouco comuns.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page