top of page

Identifique os problemas na caixa de direção do seu veículo.


Antes de mais nada, é importante saber como é o tipo de caixa de direção do seu veículo. Em carros mais antigos, ela usava um sistema com eixo sem fim, sendo substituída depois pelo tipo pinhão e cremalheira em veículos de passeio, bem mais leve e compacta. Os tipos mais comuns de caixa de direção são:

-Pinhão e cremalheira sem auxílio, também conhecida como direção mecânica,

- Direção hidráulica, nesse sistema, há uma bomba hidráulica acoplada ao motor do carro, que utiliza um fluido para exercer pressão sobre a direção e, assim, diminuir a força necessária ao virar o volante,

- Direção elétrica, nesse sistema, no lugar da bomba hidráulica, há um motor elétrico que fará força, tornando a direção mais leve sem roubar potência do motor do carro.

As caixas de direção com auxílio são muito mais leves na condução do veículo, mas é preciso tomar cuidado e prestar atenção ao menor sinal de desgaste, pois o custo de reparo pode ser bem alto.

As folgas na direção é um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em uma caixa de direção. Principalmente quando o carro está parado, é possível perceber que, ao girar o volante, o movimento não é transmitido às rodas. O desgaste de componentes internos ou externos, como o pinhão e a cremalheira, pode causar esse comportamento.

Fique de olho nos sinais! Ruídos ao manobrar são sinais de que a caixa de direção pode ter problemas. Mas saiba que falhas em outros componentes podem gerar exatamente o mesmo sintoma.

Trepidações no volante pode ser um alerta de que a caixa de direção está com problemas, principalmente quando acontece com o veículo em baixas velocidades. Caso as vibrações ocorram em velocidades mais elevadas, será necessário verificar outros componentes do veículo, como rodas empenadas, pneus defeituosos e a junta homocinética. Além disso, alinhamento, balanceamento, eixos e suspensão também devem ser revisados. Se esse

comportamento é notado apenas quando você utiliza o freio do carro, fique atento às condições do disco, tambores e cubos.

A direção muito dura, principalmente quando o sistema de direção é hidráulico ou elétrico, não é normal usar muita força para manobrar o carro. Essa dificuldade pode ser causada por uma falha na caixa de direção. Em direções convencionais e não assistidas, pode significar problemas nos outros componentes do sistema de direção e suspensão.

Existem duas dicas que são infalíveis para manter seu carro em ordem: faça as revisões programadas e mantenha a manutenção do veículo em dia. Durante essas revisões, todos os sistemas são verificados, inclusive os que podem causar problemas na condução, como a caixa de direção, a suspensão, os pneus, o freio, os terminais, a barra de direção, os eixos e etc.

Preste atenção aos sinais, não troque a caixa de direção e outras peças por conta própria e sempre faça as revisões programadas. Seguindo essas dicas básicas, você vai manter seu carro em ordem, não comprometendo sua segurança ou seu bolso.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados.


Comments


bottom of page