top of page

Entenda o que é o Alternador de carro


Os automóveis atuais contam com vários acessórios que funcionam através de eletricidade. Esse é o caso do rádio, do motor de partida e das lâmpadas utilizada nos faróis e lanternas, que precisam da bateria automotiva para funcionar. No entanto, o alternador de carro também é uma peça importante para manter os componentes do veículo funcionando.

Mas como você pode descobrir que é hora de trocar a palheta? Nós vamos te dar algumas preciosas dicas para fazer isso no tempo certo.


O que é um alternador de carro?

Responsável por converter energia mecânica em energia elétrica, o alternador é fundamental para o funcionamento adequado do veículo. O alternador automotivo também tem a função de carregar a bateria automotiva.


Qual a função do alternador de um veículo?

A máquina também serve para alimentar os equipamentos elétricos instalados no carro, além do sistema de ignição eletrônica quando o motor estiver em funcionamento. O alternador trabalha movido a uma correia e necessita de uma rotação que varia de modelo para modelo. Desta maneira, ele começa a gerar eletricidade.


Para que serve o regulador de voltagem do alternador?

Ele é um dispositivo eletrônico que ajusta a tensão de saída de energia do alternador para a bateria. É importante ressaltar que o regulador funciona com carga de 10% a 15% maior que a tensão de saída. Assim, a carga ficará entre 13,8V e 14,8V, num circuito elétrico de 12 volts padrão. O alternador gira acompanhando o motor e gera energia conforme a rotação varia, com tensão média de 14,4V. É nesse momento que o regulador faz com que a tensão varie menos, evitando danos ao sistema elétrico do veículo.


Defeitos comuns em um alternador de carro

Também é importante estar atento a alguns defeitos corriqueiros que acontecem com o alternador de carro, para que você não confunda nenhum desses problemas com o mal funcionamento de outras peças:

Estator, mesa retificadora de diodos, rotor.

Ficar em dia com a manutenção preventiva do automóvel é muito importante. Afinal, é nessa manutenção que você irá evitar problemas futuros do seu possante. Portanto, fique de olho em seu alternador!


Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados.

Comments


bottom of page