top of page

Dicas para dirigir com segurança na neblina!


Dirigir com segurança é uma prática que deve ser constante, independente da situação ou do local. Porém, a neblina é uma formação de nuvens densas que repousa sobre o solo. Portanto, dependendo da intensidade, a visibilidade do que há a frente fica comprometida. Contudo, a neblina costuma manter-se por determinados trechos das estradas brasileiras. Sendo assim, para que o motorista consiga prosseguir sem problemas, separamos uma lista de dicas para dirigir com segurança e não precisar interromper sua viagem.


Use os faróis de neblina

Primeiramente, é válido lembrar que alguns automóveis contam com faróis de neblina. Este acessório foi desenvolvido especialmente para ajudar o motorista a dirigir com segurança com névoa à frente. Portanto, ao ver que a visibilidade ficará comprometida, ligue esses faróis específicos (este não é o farol de milha). Alguns motoristas não sabem reconhecer e, assim, acabam ligando o farol errado e agravando os riscos de acidentes. O feixe de luz criado pelas luzes de neblina é normalmente amplo, com um padrão plano e direcionado para o chão. Dessa forma, ilumina diretamente a pista e não atrapalha os motoristas que estão no sentido contrário.


Utilize os faróis de condução

Embora os faróis de neblina sejam comuns nos automóveis que saem de fábrica atualmente, existem muitos veículos que ainda não possuem este acessório. Portanto, a única opção é usar os faróis de condução para auxiliar. Mas, estes faróis devem ser usados de uma forma específica nessas situações. A visibilidade diminuirá acentuadamente no nevoeiro, então use os faróis baixos, pois a neblina muito densa não permite o uso de faróis altos. A forte luz emitida acaba refletindo nas pequenas gotículas do ar úmido, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário.


Não ligue o pisca alerta

Pode parecer surpreendente, mas o pisca alerta não ajudará em nada na neblina. Muito pelo contrário, isso causará uma confusão para o motorista que estiver atrás. Com esse sinal ligado, ele não saberá se você irá virar para a esquerda, para a direita ou se o veículo está parado no meio da via. Portanto, jamais use o pisca alerta em movimento durante a neblina, somente quando estiver com o veículo parado no acostamento.


Mantenha uma distância segura

Esta dica vale para sempre que estiver dirigindo, independentemente se tiver neblina na pista. Manter uma distância segura do automóvel que está a sua frente pode evitar colisão em caso de uma freada brusca. Contudo, em vias onde tiver nevoeiro, aumentar a distância para o outro automóvel é recomendado. Por conta da visibilidade ruim, o motorista pode demorar para notar que o carro da frente está freando.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comentarios


bottom of page