top of page

Como usar o câmbio automático com base nas letras?


Essa é a parte mais importante de como usar câmbio automático e requer atenção, mesmo parecendo fácil. Normalmente, há 4 letras no câmbio e cada uma tem uma função específica na hora de dirigir:


N – Neutral: neutro, mais conhecido como ponto morto. Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada em um farol, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque, por exemplo. Não bloqueia as rodas de tração.


P – Park: é a letra usada quando o carro for estacionado. Após colocá-lo na vaga e parar por completo, mude a marcha para esta letra, puxe o freio de mão e desligue o motor do carro. Ela bloqueia as rodas de tração.


D – Drive: É a mais utilizada no câmbio. Quando o carro estiver em movimento, a marcha precisa estar posicionada no D, fazendo a função do motorista se resumir apenas frear e acelerar.


R – Reverse: A marcha ré. Ela deve ser usada quando você precisa dar ré no veículo.

Dirigir um carro automático pela primeira vez pode ser complicado, por isso confira o passo a passo abaixo:


Passo 1: para ligar o carro, pise no freio e dê a partida com a marcha ainda no P.


Passo 2: assim que o motor estiver ligado, mude a marcha de P para D ou R, caso precise dar marcha ré com o carro.


Passo 3: com a marcha no D, solte o freio de mão que pode ser a alavanca normal, localizada entre os bancos, ou um pedal na parte esquerda.


Passo 4: tire o pé do freio e vá acelerando lentamente. Alguns carros, só por tirar o pé do freio, já começam a andar, por isso, atente-se ao modelo que você está guiando. É importante saber que você nunca deve soltar o pé do freio parado num farol, no trânsito ou em situações parecidas, pois podem haver uma colisão.


. Como estacionar o carro automático?

Outro processo bastante comum realizado com o carro automático e que causa dúvidas é na hora de estacionar. Para realizar esse procedimento faça o seguinte:

Frei o lentamente até o carro estar totalmente parado.

Tire o carro do D e coloque o cambio no N.

Puxe o freio de mão e tire o pé do freio.

Agora você coloca o carro no P e pode desligar a chave.


Como colar a marcha ré?

O uso dessa marcha é simples e se restringe apenas ao carro estar totalmente parado para executar a mudança de marcha. Por exemplo, na hora de fazer uma baliza. Pare o carro completamente e mude do D para o R. Não mude as marchas com o carro em movimento, pois podem causar danos futuros na caixa de transmissão.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!




Comments


bottom of page