top of page

Como identificar problemas no câmbio automático


O câmbio automático mostra sinais de ter problemas antes de eles ficarem muito grandes. Nesse momento, consertar a peça fica bem mais barato do que esperar pra ela ficar ainda pior. Então, se antecipe e verifique sempre o estado da caixa de transmissão para evitar dores de cabeça maiores.


Vestígios de óleo

Verifique se há algum vestígio de óleo na parte externa da caixa de câmbio. Se ele estiver sujo de óleo por fora, é bastante provável que esteja ocorrendo um vazamento. Então, leve-o a uma oficina o quanto antes. Se o vazamento estiver num estágio mais avançado, o óleo do câmbio passará a pingar no chão. Logo, fique de olho no chão da sua garagem. Se houver vestígios de óleo em tom meio avermelhado ou marrom claro, certamente o câmbio está vazando.


Câmbio automático com trancos e solavancos

Há uma série de fatores que podem ocasionar trancos na caixa automática. Entre eles, o baixo fluido de transmissão ou o uso de fluido velho, que prejudicam o arrefecimento e a lubrificação da transmissão. O ideal é verificar o nível do fluido e também a sua aparência (ele deve ter cor avermelhada ou marrom, sempre clara e translúcida).


Câmbio automático patinando

Você certamente já dirigiu algum carro com câmbio manual e viu as marchas “patinarem” em algum momento. Neste caso, a embreagem da transmissão está chegando ao fim. Todavia, o mesmo não pode acontecer nos carros com câmbio automático. Se o seu carro automático estiver patinando nas trocas de marcha, ele pode estar com algum problema na pressão do óleo da transmissão ou nas molas da válvula reguladora. Procure imediatamente uma oficina para verificar e solucionar o defeito.


Luz de alerta no painel

Os carros com câmbio automático podem acender a luz de advertência no painel (a mesma que indica problemas no motor) caso algo esteja incorreto no sistema. Neste caso, a luz pode se acender por qualquer defeito na caixa de transmissão.


Superaquecimento

Se o seu carro estiver apresentando uma espécie de cheiro adocicado na região da alavanca de câmbio, a caixa automática provavelmente está superaquecendo. Este é um problema grave num câmbio automático, visto que o calor é o principal responsável pelo desgaste do conjunto.


Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados.


Comments


bottom of page