top of page

Como funciona a revisão do automóvel?


A revisão do carro é uma forma de diagnosticar a saúde do veículo, por meio de vários tipos de análise elétrica e mecânica. É por meio desse processo que o estado de conservação e funcionamento é mantido, de modo a garantir o bom desempenho de todos os componentes do sistema. Para isso, um diagnóstico é feito em primeiro lugar. Ele deve identificar falhas e problemas que podem surgir posteriormente. Caso haja a necessidade, será feita a troca de peças. Mesmo que não haja nenhum dano ou falhas aparentes, realizar a revisão do carro periodicamente é muito importante para garantir que o veículo se mantenha funcional e mecanicamente bem alinhado à segurança. Além disso, é um procedimento que aumenta a vida útil do automóvel e reduz o desgaste de peças.


. Os 3 tipos de revisão


Corretiva

A manutenção corretiva tem como propósito exatamente o que o nome diz: corrigir defeitos, falhas e danos que já estão sendo percebidos. Por exemplo, quando a lâmpada do farol queima e precisa ser trocada ou quando há a necessidade de realizar o balanceamento das rodas e alinhamento da direção. Ou seja, é toda manutenção necessária que foi percebida durante a revisão do carro em relação a defeitos que precisam ser corrigidos.


Preditiva

O termo “preditiva” diz respeito ao ato de prever um acontecimento futuro. Nesse sentido, a manutenção preditiva é focada em realizar a substituição de peças do automóvel que podem sofrer falhas e prejudicar seu funcionamento posteriormente. Com isso, ela possibilita uma análise prévia que vai diagnosticar a necessidade de troca dos componentes apontados pela investigação. Ou seja, é um tipo de revisão do carro que determina se é preciso fazer substituições e quando isso deve ocorrer.


Preventiva

Já esse tipo de manutenção se baseia na prevenção. Além de muito recomendada pelas fabricantes, é uma revisão que deve ser feita periodicamente para evitar que problemas possam ocorrer, especialmente antes de viagens, prevenindo o mau funcionamento do veículo. O manual do proprietário deve indicar o tempo para isso, mas, normalmente, pode ocorrer a cada 6 meses ou quando o veículo atingir 10 mil quilômetros rodados. Assim, essa revisão confere: o óleo e o óleo de câmbio, os pneus, as velas, os filtros de ar, ar condicionado, óleo e combustível, a correia dentada e o fluído de freio.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page