top of page

Bateria descarregada é um problema grave?


Em geral, não. Quando a bateria descarrega, geralmente, é um problema pequeno, decorrente de um esquecimento e que pode ser resolvido em poucos minutos ao fazer uma chupeta na bateria. No entanto, há a possibilidade de ser um problema na parte elétrica do carro como um todo. Algum componente como o rádio, pode estar sugando energia demais do veículo e causando essa descarga. Problemas com lâmpadas internas, alguma nova ligação que você fez, como um GPS embutido, um DVD, televisão etc. Esses novos incrementos no carro, que não vêm de fábrica, devem ser feitos em especialistas para não causarem problemas elétricos que ocasionem a bateria descarregada.


Como saber se a bateria está descarregada?

A principal forma de saber se a bateria está descarregada é observar o momento em que o carro está sendo ligado. Nesse momento, preste atenção no seguinte:

Som ao dar a partida: se você escutar um clique ao dar a partida ao invés do barulho da ignição do motor a bateria pode estar descarregada.


Itens de iluminação: se ao ligar o carro itens como faróis, lanternas entre outros falharem ou estiverem irregulares pode ser que haja algum problema.


Rádio do carro: se o rádio do carro não estiver funcionando, esse é outro forte indicativo de problemas na bateria.


Ar-condicionado: se o ar condicionado do carro não estiver ligando, esse é um forte indicativo de problemas na bateria.


Se você notar algum desses problemas o ideal é levar o carro a uma concessionária autorizada ou oficina mecânica para realizar testes na bateria e evitar maiores complicações.


Como dar partida com bateria desligada?

Não é uma situação incomum, por isso, saber como resolvê-la é fundamental. Já falamos de 5 objetos para ter no carro para momentos de sufoco com seu carro e o cabo de partida auxiliar é um dos principais. Tendo os cabos corretos, o processo de fazer chupeta na bateria é bem simples e pode salvá-lo em situações de urgência. Uma coisa importante e que você deve se ater é garantir que não haja ninguém no interior do veículo no momento de conexão dos cabos, pois em caso de pane elétrica pode haver o acionamento dos airbags, e que o carro não está encostado na parede ou em outro veículo.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Comments


bottom of page