top of page

Ar-condicionado Automotivo: Mitos e verdades que ainda geram discussão


Embora o item seja comum em praticamente todos os carros de 2010 pra cá, ainda existem muitas dúvidas que comprometem o uso do ar-condicionado automotivo no dia a dia. Não cuidar do ar-condicionado automotivo corretamente pode agravar uma série de problemas à saúde e para o bolso. Por isso, separamos alguns fatos e mitos sobre o ar-condicionado automotivo para você evitar maiores prejuízos e dores de cabeça desnecessárias com a manutenção desse sistema indispensável para o nosso dia a dia.


1. O gás do ar-condicionado automotivo tem prazo de validade

Mito. Apesar do que muitos pensam, o fluído do ar-condicionado automotivo não vicia ou fica velho. O que pode ocorrer é que o sistema fique contaminado por resíduos, soltos por outros componentes como as mangueiras de borracha do sistema de ar-condicionado automotivo.


2. A troca dos filtros do ar-condicionado automotivo deve ser feita a cada 6 meses

Fato. O filtro de cabine serve para evitar que as impurezas do ar de fora ou dentro do sistema do ar-condicionado cheguem aos pulmões dos ocupantes do veículo, podendo causar doenças respiratórias. A maioria dos fabricantes aconselha que a troca do filtro do ar-condicionado seja feita a cada 6 meses ou 1 ano.


3. Desligar o ar-condicionado do carro antes de chegar ao destino evita fungos

Fato. Desligar o ar-condicionado automotivo e deixar apenas no modelo de ventilação ajuda sim a evitar fungos. Ao desligar o ar-condicionado do carro, alguns minutos antes de chegar ao seu destino, e deixar apenas na ventilação ajuda a secar a umidade do sistema que pode gerar ajudar na proliferação de fungos e bactérias.


4. O ar-condicionado automotivo pode causar alergias e doenças respiratórias

Mito. O ar-condicionado em si não causa doenças respiratórias, mas a falta de manutenção adequada. como a troca do filtro de cabine. pode sim fazer com que impurezas cheguem aos ocupantes do veículo e gerem alguma alergia ou doença respiratória.


5. Ligar o ar-condicionado automotivo dobra o consumo de combustível do carro

Mito. Esse é um dos mitos mais conhecidos e reproduzidos por muitos. O uso do ar-condicionado em sistemas urbanos gera sim um aumento no consumo de combustível, mas apenas de 10 a 20% a mais que o normal, não chegando nem perto de dobrar o gasto.


6. É preciso ligar o ar-condicionado do carro pelo menos uma vez por semana

Fato. Ar-condicionado parado pode te dar mais gastos do que funcionando.


Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados.


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page