top of page

Alguns cuidados que você deve ter com o estepe do seu carro!


O estepe do carro é um pneu sobressalente, que geralmente se encontra no porta-malas do carro. Ele é o quinto pneu do veículo, uma solução para que o motorista tenha como resolver rapidamente a situação de um pneu furado.


. Mantenha sempre calibrado

É essencial estar com o estepe calibrado. Isso garante que ele esteja pronto para o uso quando você precisar. Já que a calibragem dos pneus do carro deve ser feita a cada 15 dias, aproveite para calibrar também o estepe. Mas atenção: a pressão deve ser diferente. Como o estepe passa por uma maior perda de pressão, você pode colocar mais libras. O ideal é checar o manual do veículo para saber qual é a pressão para a carga máxima do carro.


. Substitua o estepe careca

O estepe vai ser usado exatamente quando você precisar de um pneu em boas condições, logo, você nunca deve colocar um pneu careca nessa posição. Ele não pode estar gasto e em hipótese alguma, ter chegado ao arame. Um bom jeito de manter o estepe em condições padrão de uso é não incluí-lo no rodízio de pneus. Assim, quando a rodagem gastar você só precisa comprar quatro pneus novos, e não cinco. Além disso, evite usá-lo mais tempo do que necessário ele deve ser apenas um substituto temporário.


. Fique atento ao prazo de validade

Poucos sabem disso, mas os pneus possuem prazo de validade. A duração máxima é de cinco anos. Após esse prazo, a borracha começa a perder suas propriedades, fica ressecada e perde a aderência. Isso diminui sua resistência à carga e as altas velocidades. Pneus fora do prazo de validade são prejudiciais ao veiculo e podem causar acidentes. Então, é importante sempre verificar o estepe. Na hora de calibrar, observe se o pneu está rachado ou com partes tortas.


. Utilize uma capa protetora

Essa dica é para quem tem veículos cujos estepes ficam no exterior do carro como em alguns SUVs. É importante investir em uma capa protetora, que serve para preservar a borracha do pneu e o proteger das intempéries. Quando for escolher uma capa para o estepe do carro, evite comprar uma que seja derivada de petróleo, pois esse componente pode deformar o pneu.


Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


Yorumlar


bottom of page